segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mensagem de um Pai no casamento do filho

Semana passada foi o casamento do meu filho (uns dizem que é enteado, mas para mim é um filho mesmo, e  muito amado), e tive a honra de juntamente com o pastor dele, celebrar o casamento. Fiquei com a responsabilidade de levar para eles, e para os presentes uma reflexão sobre o casamento.

Hoje posto no blog esta reflexão como uma homenagem a Luciano e Suenize, desejando a eles muitas felicidades, e rogando as bênçãos do Altíssimo sobre eles.
Então vamos lá ...

Casar um filho é uma experiência muito interessante. Um misto de alegria: a criança cresceu. E de tristeza, meu bebê está saindo de casa.
Mas também vem uma expectativa: será que as orientações que demos, as conversas e os exemplos de vida que passamos vão ajuda-los a não cometerem os mesmos erros que cometemos? O que dizer nesta hora?

Quero pensar a partir de Efésios 5: “Maridos, amai vossas mulheres como Cristo amou a igreja”
De forma poética e inspirada, o apóstolo Paulo consegue fazer uma ponte entre a relação dual (relação entre Homem e Mulher)  com a relação entre Cristo e a Igreja. E coloca o amor entre a mulher e o homem no mesmo patamar do Amor de Cristo e a Igreja, mostrando a importância e a dimensão deste amor.

Por isso Nano e Ize, quero hoje pensar nesta dimensão do amor: do amor conjugal que se espelha no Amor de Cristo pela sua Igreja. E quero refletir com vocês dois, sobre as implicações deste Amor.
Antes de tudo este Amor implica em FIDELIDADE. Nós cantamos: DEUS É FIEL.  Nós homens e mulheres na nossa relação com Deus, somos muitas vezes infiéis, traímos o Senhor, e muitas vezes colocamos nossa confiança em muitas coisas e o ABANDONAMOS. Mas ele é Fiel. Isto é, ele é DIGNO DE CONFIANÇA. Podemos depositar nele nossa confiança que ele não vai nos decepcionar. O AMOR REQUER CONFIANÇA, FIDELIDADE. Não podemos na relação entre homem e mulher ter ações que decepcione o outro.

Amar é ser fiel, é ser digno de confiança e confiar no outro. Não existe AMOR  NUMA RELAÇÃO DE DESCONFIANÇA.
O CUIDADO é outra dimensão do AMOR. Quem ama CUIDA! O amor de Cristo pela Igreja mostra esta dimensão do amor. O senhor cuida de Nós. Diz o texto sagrado que o Senhor é nosso pastor, e nada nos faltará. O cuidar do outro é implicação básica do AMOR.

E cuidar é estar disposto a servir, isto significa também DEDICAÇÃO. É o estar junto na riqueza e pobreza, saúde e doença. Cuidar e se dar. “Como Cristo deu sua vida pela Igreja”. Amor é cuidado e dedicação.
Muitos casais só pensam o amor na condição de serviço do outro, mas esquece que o cuidado, a dedicação é MÚTUA. E o que percebemos nesta dimensão do amor é a ideia do NÃO ABANDONO! AS OVELHAS QUE MEU PAI ME DEU, DE MODO ALGUM LANÇAREI FORA.

Cuidar é estar junto em toda e qualquer situação.  E o amor nos leva a isso!
Mas amor também implica em RESPEITO. Eis uma dimensão do amor de Cristo que muitas vezes não percebemos. Mas DEUS NOS RESPEITA, respeita nossas individualidades. O texto sagrado fala que Deus nos chama pelo nome. Isto é, Ele sabe que temos nossas fraquezas, jeitos, PERSONALIDADES.

O amor nos leva a respeitar o outro. Respeitar a individualidade, cada um de nós antes de sermos DOIS, SOMOS UM. ANTES DE SERMOS NÓS, SOU EU. NÃO EXISTE NÓS SEM EU E TU. Isto quer dizer que chegamos na relação conjugal com nossos desejos, sonhos, manias etc. E isso precisa ser RESPEITADO PELO OUTRO.

Não estou falando em isolamento, mas em respeito de espaço.
COMPANHEIRISMO. Hino antigo: DIVINO COMPANHEIRO. O Deus Amor, na pessoa de Seu Filho diz: “eis que estou convosco, todos os dias de vossa vida.” O AMOR é companhia. É estar junto. E aí vem a ideia de CUMPLICIDADE. Esta é outra dimensão do Amor.

Quem ama está junto. Junto nos sonhos, junto na alegria, na tristeza. Ser companheiro é acreditar no outro, é animar o outro. Lembrem-se do profeta Isaias: UM AO OUTRO AJUDOU, E AO SEU PRÓXIMO DISSE: SÊ FORTE. Quem ama incentiva.
Por isso Nano e Ize, com o amor que tenho por vocês não mais amor de um pai por um filho, mas de um pai por dois filhos agora. Deixem o AMOR de CRISTO pela sua Igreja ser o espelho do amor de vocês. Aprendam com o Senhor o que verdadeiramente o amor. E quando a dúvida bater à porta, o medo aparecer diante de vocês, busquem aquele que OS AMA DE FORMA INCONDICIONAL. E inspirado neste amor, busquem as respostas no SENHOR.

Se Amem! E Amém!
Isto é: Sejam fiéis, se cuidem, se respeitem sejam companheiros.

Nós, os pais estaremos orando todos os dias por vocês.
Que Deus os abençoe!

@ZeRominho


3 comentários:

edna porto disse...

Romulo, filho meu, esta reflexão no casamento de Luciano e Suenise, foi uma das mais belas, coerentes eamorosa que já vi(li), vc fala o que os nubentes realmente precisam ouvir, saber, e para nós o amor de Deus, a fidelidade com a Igreja, com seus filhos nos permite refletir da intensidade do PAI AMANTISSIMO amo vc e admiro muito bjo,sua mãe EDNA

Unknown disse...

Muito edificante. Parabéns para Nano e Sue. Bjs

Jael disse...

Inspirador e emocionante o texto. Assim como o carinho demonstrado nessa orientação.