domingo, 16 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR 2011


Este ano demorei a postar algo sobre o dia do Professor. Não por descaso ou falta de fé na profissão. Mas porque estava trabalhando. Estava em sala de aula. Diferente do ano passado, quando neste Blog mesmo fiz umas considerações sobre este dia.
Pois bem! Mais um ano no exercício da docência. A cada ano que passa encontramos novidades na profissão. Há alguns anos reclamávamos porque faltava giz para escrevermos no quadro negro (que era verde), depois chegou o tão sonhado quadro branco. Ótimo, não mais nos sujaríamos de giz, não mais desenvolveríamos aquela crise alérgica.
Mas aí inventaram o tal do retroprojetor. Maravilha! Para quê escrever em cada aula. A mesma transparência vai servir de um ano para o outro. Viva a tecnologia! O problema era o chegar mais cedo na escola para reservar o equipamento antes do colega. Vi brigas homéricas pelo direito de usar o equipamento disponível.
Mas a tecnologia não pára no tempo, e aí vem o datashow. Excelente! Não é mais necessário guardar as transparências, e posso ainda corrigir o texto, atualizar, personalizar etc. Tudo em um pen drive. Os retroprojetores ficaram esquecidos. Não há mais briga por eles. A briga é pelo datashow. Sem ele alguns colegas não conseguem ministrar uma aula, pois todo o conteúdo este em power point.
Aí surge mais novidades. As redes Wi-Fi. Chamadas eletrônicas, aulas com acesso a internet em tempo real, vídeos do you-tube. Tecnologia e mais tecnologia. As escolas cada vez mais investindo nestas novidades, capacitando professores a escreverem blogs, usarem o twitter, terem perfil no facebook (TENHO TUDO ISSO!). Precisamos no adequar ao novo aluno. Novas ferramentas para o aluno do século XXI.
Agora já tem escolas que dão para os alunos tablets. Vamos nós mais uma vez nos adequarmos a esta novidade. Será que vamos aposentar o pen drive e o datashow? Vamos dar aulas em tempo real com os alunos acessando o conteúdo no tablet? Espere e verás o próximo capítulo da novela tecnológica.
E o professor diante de todas as novas tecnologias? Como se sente? Está satisfeito? Preparado? Assustado? Atordoado? “Aperreado?”
A maioria dos nossos professores estão ainda na pré-história tecnológica, ou seja, no giz. Ainda há escolas sem carteiras, ainda há salários atrasados, ainda há desrespeito com a classe, ainda há ingerência na sala de aula. Sabe por que? Porque a profissão ainda não é respeitada.
Toda tecnologia à disposição de professores não foi criada para que nosso trabalho seja realizado com maior dedicação, para que tenhamos mais tempo para preparar melhor os conteúdos e desenvolver técnicas pedagógicas que leve crianças, jovens, mulheres e homens a se tornarem agentes transformadores da sociedade, sujeitos de suas histórias. A tecnologia não foi desenvolvida para que nos dediquemos mais à pesquisa e a construção do conhecimento. A tecnologia é desenvolvida como elemento de facilitação para que aqueles que lucram com a educação lucrem mais. Para que governos apresentem melhores relatórios, instituições ganhem mais pontos nas avaliações regulares e para que os alunos pensem que estão verdadeiramente aprendendo.
Não sou contra a tecnologia, se não este blog não existiria. Sou contra qualquer ditadura, inclusive a tecnológica. Qualquer elemento que venha cercear a liberdade de um professor, que surja como imposição é prejudicial, limitadora e deve ser rejeitada.
Não é preciso de tecnologia para ser professor. Ela pode vir auxiliar na difícil, mas prazerosa tarefa de partilhar e construir conhecimento. Mas não é, e nunca será essencial. Essencial é o ser humano professora e professor. Essencial é o investimento em pessoas, em relações. Essencial é o respeito, é a valorização, é o reconhecimento da capacidade criadora destes homens e mulheres que se dedicam a profissão. Essencial é não ser o professor identificado apenas como um número ou uma pontuação qualquer. Essencial é ser professor!
Parabéns grandes professores e professoras. Parabéns minha Mãe, grande e inspiradora professora. Quando crescer quero ser uma professora igual a senhora: dedicada, livre, competente.
Parabéns colegas. Amanhã é dia de continuar a labuta.

@ZeRominho

Um comentário:

edna porto disse...

Romulo,mestre por convicçao,pela visao de mundo, pela certeza que a educaçao transforma o homem,as relaçoes sociais. Parabens mestre Romulo por tudo que tens feito por teus alunos e muito que ainda tens que plantar, mas acredite filho a colheita e boa, farta e ao entardecer da vida, nada paga aqueles momentos em sala de aula.Edna Porto