quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Dilema entre o Professor e o Pesquisador

Acredito que todos nós professores que se dedicam a vida acadêmica passam por este dilema. Como ser professor (preparo de aulas, correção de provas, procesos acadêmicos, reuniões, capacitações, atividades de extensão, trabalhos etc) e ao mesmo tempo ser pesquisador (participar de Congressos, escrever em busca de publicação, ir a campo coletar dados...).

Sinceramente eu ainda não consegui. Não sei se a culpa é minha que não sei "otimizar" o tempo, ou da "carreira" do magistério. E quando falo carreira estou me referindo ao corre-corre mesmo, e não a vida profissional.

Talvez o colega da Universidade Pública não tenha este problema, mas nós das Universidade particulares sofremos. E o pior, no início de cada semestre solicitam nossos currículos lattes atualizados. Bem, aí nossas atualizações (com raras excessões) ficam apenas nas disciplinas que lecionamos e nas dezenas de orientações que realizamos. Aquele colega da Universidade Pública apenas orientou 2 ou 3.

É a vida de professor não é tão glamourosa assim.


Zé Rominho

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ano Novo: alunos novos, problemas velhos

É gente, começou mais um semestre letivo. Novas turmas (as disciplinas são as mesmas), novas espectativas, mas os velhos problemas. Alunos preocupados com o conteúdo da prova, preocupados com a "grossura do livro", com o tamanho da apostila, com o tipo de avaliação, etc.

Todo semestre os velhos problemas. Quando vamos chegar em sala de aula e ver os alunos ansiosos por aquilo que será discutido naquele semestre, os conteúdos que vão assimilar e agregar na sua formação profissional a partir dali?

Quando veremos os alunos cheios de espectativas pelo novo professor? Alunos que queiram saber quais os seus projetos de pesquisa, quais as novas tecnicas, ou o que mais recente ele vai trazer para auxiliar na construção do conhecimento.

Não é isso que encontramos. Mas alunos procurando saber quantos "ele" (o professor) reprovou no semestre passado. Como são suas provas, se é "carrasco" etc.

Que distancia entre a espectativa do professor e a do aluno. Um abismo se encontra entre peofessores e alunos. Sinceramente não sei como fazer para construir uma ponte entre estes dois mundos diferentes. Talvez, seja este a minha angústia como professor.

Escolhi esta profissão por prazer. Por acreditar que poderia junto com outras pessoas (os alunos), ser parceiro na construção de uma sociedade diferente. Mas, cada vez mais não venho encontrando estes parceiros, vem ficando escasso. Encontro pessoas que querem apenas passar (passar de semestre, passar pela universidade, passar pela vida), sem serem condutores, apenas passageiros da vida. É o que me deixa agustiado.

Aqui e acolá, aparece um parceiro, uma parceira. Viva! Agora vai! São poucos, mas ainda são o meu combustível para continuar a minha caminhada de construção de vida (de pontes).

Tenham todos um ótimo semestre letivo.


Zé Rominho.