domingo, 13 de agosto de 2017

SER PAI: UM DESAFIO


Penso hoje o significado de ser pai. Não entendia muito o que isso significava há alguns anos. Tinha raiva do meu pai por alguns dos seus atos, que julgava não serem “paternos”.
Quando me tornei pai, foi um sonho: cuidar de um ser tão pequeno, ser responsável pelo desenvolvimento de uma criatura tão frágil. Pensei em histórias que contaria, em lugares que conheceríamos juntos, nas horas de brincadeiras juntos. Um sonho. Acreditei realmente que aquilo seria para toda a vida. Não dimensionei o tempo, não previ perdas, não imaginei desencontros. Apenas sonhei.
O tempo passou. Filhos adultos, cada um em seu lugar, com suas histórias, com seus próprios sonhos. Não foi para sempre aquele momento. Não há mais o mesmo tempo para brincadeiras, para histórias, para estar junto. O tempo deles é outro. Como foi o meu com o do meu Pai. Vejo hoje que não foi só ele que ia ficando mais distante, eu fui mesmo me distanciei. Meus sonhos e projetos eram outros. Na época não entendi. Via apenas de um lado. Hoje começo a compreender.
Então, com mais idade, pergunto de novo o que é ser pai. Sem as mesmas expectativas dos 25 anos. O que é realmente estar nesta condição?
Mil coisas me vêm à mente. Vêm histórias vividas (como filho e pai), vem decepções, alegrias, sonhos realizados e frustrados. Mas uma palavra e sentimento persiste: cuidado.
Nesta palavra há uma série de elementos que me remetem a paternidade. Cuidado com aquela criança frágil, que precisa de atenção dobrada, de presença, de ação rápida quando está doente, de recursos financeiros para suprir as necessidades. Ser pai é cuidar dos pequeninos com apreensão e alegria.
Mas também cuidado no que se refere a estar acompanhando sua vida escolar, de saber quem são seus amigos, de ficar acordado ajudando nas tarefas escolares, ou acompanhando em um hospital. Cuidado é mostrar que está presente sempre. É se fazer sentido, sem muitas vezes estar visível, pois as vezes estamos longe.
Cuidado é mostrar o caminho que devem seguir, ensinar as Escrituras, orar por eles e com eles. Mesmo que eles não demonstrem interesse ou por um tempo neguem a fé. Cuidar é não desistir. É crer que filhos são herança, e a promessa é para toda a família.
Cuidado é depois que os caminhos trilhados por eles não são mais os nossos, continuar presente. Pronto para qualquer coisa. Do mesmo jeito que fazíamos quando eram crianças.
Cuidar é também se deixar cuidar por eles. Pois haverá um tempo em que serão eles que vão de alguma forma cuidar de nós. Seremos nós que exigiremos atenção, presença.
Assim, entendo que ser pai é ser cuidador.
Que Deus o Pai, cuidador de todos nós, me permita como pai que sou de três maravilhosos filhos, continuar cuidando de cada um deles na sua especificidade. E amanhã quando necessário for, ser cuidado por eles. A experiência da paternidade me fez com certeza rever muitos dos meus conceitos.
Amo minhas filhas. Amo meu filho. Amo meu pai.

Zé Rominho
13 de agosto 2017