quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O LEGADO DA FÉ

Este texto eu usei como base para a mensagem que preguei no culto onde foram batizados meus sobrinhos: Jonatas e Eduardo, no dia 12 de setembro deste ano, na Igreja Presbiteriana Independente de Fazenda Grande. Gostaria assim de partilhar com vocês, minhas reflexões daquela noite.

Vivemos em uma sociedade violenta e nossos filhos são diariamente expostos a situações conflitantes. Daí pensar em o que fazer enquanto igreja:
1. Ter uma posição coerente e bíblica – isto é, viver e testemunhar aquilo que realmente se prega – Vejamos o exemplo o filme ÁGORA – uma comunidade de cristãos partilhava o pão com os necessitados, mas era violenta, matava em nome de um fé manipulável.
2. Agir de modo a influenciar o mundo, não só quando convocada, mas a todo o tempo. É o que movimentos cristãos já fizeram; creio que um dos maiores exemplos contemporâneos é o do Rev. Martin Luther King.
3. Preparar os nossos filhos e a nós mesmos para este tempo, não acatando este estilo de vida que nos é IMPOSTO, e estabelecer o estilo de vida bíblico,
Para isso recorro ao próprio texto bíblico, que permite melhor entender este preparo e este estilo de vida. E quando pensamos que o batismo infantil é a manifestação pública da aliança feita entre Deus e seu povo, é a proclamação que Deus é Senhor nosso e dos nossos filhos, somos então chamados a pensar qual legado vamos deixar para nossos filhos nesta nossa vida.
1. A urgência do Ensino e do exemplo da fé, de uma fé sem fingimento.
O texto sagrado que estou baseando esta mensagem (II Timóteo 3, 14-17) aponta para o aprendizado da fé desde a tenra idade. “Desde criança aprendeste as sagradas letras”. Isto aponta para a infância de Timóteo, para o aprendizado doméstico. Aquilo que faziam os judeus (Deuteronômio 6), inculcar nas crianças as Sagradas Escrituras. Mas não apenas a letra, mas a fé. E fé aqui está no sentido prático da palavra – Fé como algo que se crê (DEUS ETERNO) e que se vive (uma fé sem fingimento), isto quer dizer AUTENTICA.
E Autenticidade tem haver com eticidade, viver eticamente, ou melhor, viver de modo digno da sua fé. Hoje em dia, viver de “modo digno da vocação em que foste chamado”, significa viver no modelo econômico estabelecido pela sociedade: roupa, carro, estudo, acessórios tecnológicos, etc... e não tiver o mínimo destas coisas não se vive dignamente.....
Mas viver de modo digno é viver de acordo com os padrões da palavra de Deus: honestidade, verdade, companheirismo, justiça, integridade, intimidade com Deus.
Estas coisas se aprendem desde cedo. Por isso pergunto a nós pais: qual legado deixaremos para nossos filhos?

2. O legado da fé (desta vida digna) deve ser pautado nas Escrituras Sagradas.

E aí eu retorno ao texto para ver que Toda Escritura é inspirada e útil para ensinar, edificar e corrigir. O interessante o que vem depois: NA JUSTIÇA. Queremos ensinar, edificar e corrigir dentro de normas que estabelecemos, e não percebemos que a base destas ações é a JUSTIÇA. Justiça de Deus. E a justiça de Deus é baseada no cuidado e valorização do outro, tem como fundamento a vida, e não a morte. Nós somos chamados a ensinarmos nossos filhos para a vida. Isto não significa para o mundo, mas para uma vida cheia de JUSTIÇA.
As Escrituras apontam para a necessidade de um estilo de vida justo. Quando as drogas, a violência, a incredulidade, a desarmonia invadem nossos lares, é porque nossos filhos ouviram outras vozes, é porque outros padrões passaram a dirigir nossas vidas. Nos preocupamos como outro modo de viver, estabelecemos um outro estilo de vida para nós, e não o padrão de vida, o ESTILO DE VIDA DE JESUS.
Qual estilo de vida cristão de hoje? Usamos roupas de marca, e queremos nos vestir bem, pois somos filhos do rei. Isso passa pela casa, carro, escola. A celebração tem de ter o modelo que atraia pessoas (daí estratégias de Marketing, que chamamos de campanhas). A música tem que ter este ritmo. E onde está o amor, a fé, a pureza (lembram de I Tim. 4:12?).
O estilo de vida baseado na Escritura Útil, e que tem como fundamento a justiça não está preocupado com o carro, a roupa, OU COM A QUANTIDADE DE CURSOS QUE VOCE DARÁ A SEU FILHO, ou como você vai atrair pessoas para sua igreja. O estilo de vida que a Escritura estabelece é aquele baseado na vida do Senhor Jesus.
Isto é, uma vida que estabeleça relacionamentos, que por onde passe haja cura de pessoas (restauração de vidas), que haja justiça, que haja coerência entre o falar e o agir, que não se envolva com corrupção e tudo isso é conseqüência de uma vida na presença do PAI.
Em tempos de crise na sociedade, qual legado deixamos para nossos filhos? Que estilo de vida estamos proporcionado para nossos filhos? Competitividade no mercado ou vida digna cristã?

Conclusão:
Hoje o pequeno Eduardo e o pequeno Jonatas foram trazidos à casa do Senhor, para que fossem neles aplicado o sinal da aliança feita por Deus para com seus pais. Hoje foram eles, ontem foi Paulinho, Adriel, Rodrigo, Débora, Lídia, Luciano, Lana..... (nossos filhos)
Sinal de que Deus seria seu Deus e que seus pais obedeceriam a vontade de Deus, e que estas crianças são parte desta aliança.
Mas também seus pais publicamente assumiram um compromisso de proporcionar para elas um mundo melhor: mais justo, mais digno, com mais amor, fé, pureza. Para que venham um dia tornarem-se padrão, modelo para outras pessoas. Eu creio em um mundo melhor, cheios de Timóteos, Jonatas e Eduardos. Cheio de Loides e Eunices. Cheio de pessoas que foram criadas numa fé sem fingimento.
Nós podemos deixar este legado para nossos filhos, e digo mais, para nossa sociedade.
Que o Deus Eterno nos ajude a criarmos nossos filhos segundo as Sagradas Escrituras.

Rev. José Rômulo de Magalhães Filho
ZE ROMINHO

Nenhum comentário: