quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Dilema entre o Professor e o Pesquisador

Acredito que todos nós professores que se dedicam a vida acadêmica passam por este dilema. Como ser professor (preparo de aulas, correção de provas, procesos acadêmicos, reuniões, capacitações, atividades de extensão, trabalhos etc) e ao mesmo tempo ser pesquisador (participar de Congressos, escrever em busca de publicação, ir a campo coletar dados...).

Sinceramente eu ainda não consegui. Não sei se a culpa é minha que não sei "otimizar" o tempo, ou da "carreira" do magistério. E quando falo carreira estou me referindo ao corre-corre mesmo, e não a vida profissional.

Talvez o colega da Universidade Pública não tenha este problema, mas nós das Universidade particulares sofremos. E o pior, no início de cada semestre solicitam nossos currículos lattes atualizados. Bem, aí nossas atualizações (com raras excessões) ficam apenas nas disciplinas que lecionamos e nas dezenas de orientações que realizamos. Aquele colega da Universidade Pública apenas orientou 2 ou 3.

É a vida de professor não é tão glamourosa assim.


Zé Rominho

2 comentários:

Hélica disse...

Ainda aluna, enfrento dificuldades por ser irregular e cursar matérias em períodos e turmas distintas, atualmente estou cursando uma disciplina do curso de pedagogia para concluir a graduação esse semestre.
Já no semestre anterior quando fiz o trabalho de conclusão de curso, presenciei o “corre-corre” de muitos professores assoberbados com o excesso de atividades a eles designados como: orientador de tcc (muitos c/ 3 ou 4 trabalhos, além das bancas examinadoras); lecionar durante a tarde em uma cidade e a “noite” viajar para o interior; fazer planejamento de aula; participar das atividades desenvolvidas na universidade... Na verdade é ser super-herói.

Unknown disse...

Descobri você na página www.slideshare.net - onde achei uma apresentação preparada por você de Metodologia. Peço permissão para usar e fazer modificações para minhas aulas na Faculdade Unida de Vitória - Curso de Teologia. Vou divulgar o seu nome e sua página na internet. Legal encontrar você nesse mundão virtual. Também sou pastor e professor.
Grande abraço!!!
Edson
edmaciel@uol.com.br