terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ano Novo: alunos novos, problemas velhos

É gente, começou mais um semestre letivo. Novas turmas (as disciplinas são as mesmas), novas espectativas, mas os velhos problemas. Alunos preocupados com o conteúdo da prova, preocupados com a "grossura do livro", com o tamanho da apostila, com o tipo de avaliação, etc.

Todo semestre os velhos problemas. Quando vamos chegar em sala de aula e ver os alunos ansiosos por aquilo que será discutido naquele semestre, os conteúdos que vão assimilar e agregar na sua formação profissional a partir dali?

Quando veremos os alunos cheios de espectativas pelo novo professor? Alunos que queiram saber quais os seus projetos de pesquisa, quais as novas tecnicas, ou o que mais recente ele vai trazer para auxiliar na construção do conhecimento.

Não é isso que encontramos. Mas alunos procurando saber quantos "ele" (o professor) reprovou no semestre passado. Como são suas provas, se é "carrasco" etc.

Que distancia entre a espectativa do professor e a do aluno. Um abismo se encontra entre peofessores e alunos. Sinceramente não sei como fazer para construir uma ponte entre estes dois mundos diferentes. Talvez, seja este a minha angústia como professor.

Escolhi esta profissão por prazer. Por acreditar que poderia junto com outras pessoas (os alunos), ser parceiro na construção de uma sociedade diferente. Mas, cada vez mais não venho encontrando estes parceiros, vem ficando escasso. Encontro pessoas que querem apenas passar (passar de semestre, passar pela universidade, passar pela vida), sem serem condutores, apenas passageiros da vida. É o que me deixa agustiado.

Aqui e acolá, aparece um parceiro, uma parceira. Viva! Agora vai! São poucos, mas ainda são o meu combustível para continuar a minha caminhada de construção de vida (de pontes).

Tenham todos um ótimo semestre letivo.


Zé Rominho.

8 comentários:

Mikaelle disse...

PERCEBI A SUA FRUSTRAÇÃO PELA FALTA DE COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS COM AS AULAS E, SE SERVI COMO MAIS UM POUCO DE COMBUSTÍVEL, EU ME COMPROMETE COM TODA CERTEZA SER MAIS UMA PARCEIRA EM BUSCA DE CONHECIMENTO E ESTAREI SEMPRE ANCIOSA PELAS AULAS E PELOS CONTEÚDOS E PELOS ÓTIMOS LIVROS INDICADOS. SOU UMA CALOURA NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA UNIT DO CAMPUS ITABAIANA, TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E MORO EM RIBEIRÓPOLIS, JAMAIS EU VOU DEIXAR MINHA FILHA PRA IR PRA UMA SALA DE AULA E Ñ TER NENHUM PROVEITO, QUERO E VOU ME DEDICAR AO MÁXIMO PRA EXTRAIR DE VCS, PROFESSORES, TUDO Q PODEREM FORNECER.
OBRIGADA PELO ESPAÇO.
MIKAELLE.

Sonia Regina disse...

Concordo totalmente com o comentário de Mikaelle de Ribeirópolis.Também não deixaria meus dois filhos de 7 e 12 anos em casa e um relacionamento abalado com um companheiro que é contra eu estudar pela noite, se não fosse para realmente estar com muita vontade mesmo, de mergulhar neste curso com tudo.
Estou adorando sua disciplina, tenho pensado em coisas que nunca tinha parado para analisar.
Caso em algum momento eu aparente um desanimo, não se confunda, é apenas o corre-corre de um dia de trabalho, mas passa.
kkkkkk
Valeu, até a proxima...

Unknown disse...

Faço delas minhas palavras......
Acredito sinceramente q o mundo precisa d mudanças e p isso devo deixar me envolver pelos problemas enfrentados constantemente, buscando sempre soluções p estes.Nas aulas d filosofia fik fácil compreende-los....Afinal, através d experiências vividas, conseguimos mudar e alterar pensamentos,ou seja filosofar.Resido em Telha e sou estudante do I período de Serviço Social, na UNIT do campus Propriá.
Bjinhoss e Abraços Karla Marcelina.

Hélica disse...

Hélica Nascimento

Ao ler a postagem me identifiquei muito horas pela frustração, outros momentos pela dificuldade que enfrentei no decorrer de alguns períodos do curso em encontrar “parceiros” para desenvolver atividades e trabalhos. Mas me deparei também com pessoas batalhadoras, comprometidas e dedicadas que compreendem perfeitamente a importância de cada minuto presente em sala de aula e o compromisso e respeito mutuo que deve existir entre professor e aluno.
Escolhi cursar serviço social por acreditar que muito pode ser feito e que as mudanças são possíveis! Ah, bom semestre!!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
VIVIAN RAFAELA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
VIVIAN RAFAELA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ELAINE disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.