quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mais um dia do Professor



Acordei hoje lembrando que há trinta anos minha carteira profissional foi assinada como Professor. Foi no Instituto 12 de Agosto, na cidade de Irecê – BA. Me senti orgulhoso, saudoso e velho!

Já se vão 30 anos de exercício de uma profissão. Não enriqueci, não mudei o mundo (eu pensava que poderia fazê-lo), e não consegui ver o cenário mudar. Meio decepcionante. Acordei cercado de provas para corrigi, com algumas mensagens, de colegas desejando um feliz dia do professor. Acordei para ir executar mais um dia de tarefas.

De uma turma de 66 pessoas (só pela manhã), dia de entregar avaliações e notas, uma estudante, já na porta voltou e disse: feliz dia do professor! Até que enfim salvou-se uma alma. Os demais... É só mais um dia. Inclusive não muito feliz para alguns que receberam suas notas.

Não sei porque ainda me surpreendo. Afinal são 30 anos. As coisas não mudaram tanto assim. Surgiram novas tecnologias (vê meu post de 2011), aumentou as nossas atividades (portal do professor, caderneta eletrônica, gravar vídeo, etc), os estudantes de hoje são semelhantes aos do passado: práticos. Isto é, qual foi minha nota? Falta quanto para passar?

Construção do conhecimento? Descobrir coisas novas? Pesquisa? Aprofundar discussões? Faz tempo que não me iludo mais. Prefiro a surpresa de quando alguém chega e diz que quer fazer, ou produz um texto cativante, ou ainda reconhece que não foi legal e que pode melhorar. Aí meu sorriso abre e vejo que nem tudo está perdido.

Mais deixa para lá. Já sonhei bastante por hoje, e também já me lamentei. Tenho mais 130 atividades para corrigir, quatro turmas para lançar no portal, palestra para acompanhar os estudantes, aula para preparar, 50 projetos de pesquisa de graduação para dar parecer, ufa! Isso até segunda-feira. Depois tem mais. Quem mandou estudar?

Com tudo isso, sou feliz por poder compartilhar com outras pessoas experiências, e juntamente com essas pessoas descobrir coisas novas.
A tod@s: Feliz mais um dia do Professor!


Zé Rominho

Nenhum comentário: