domingo, 12 de junho de 2011

A VIDA - ALGUMAS REFLEXÕES


A vida é cheia de desafios, de atropelos, de armadilhas. Mas também cheia de beleza, poesia, amores, alegrias. E em meio a esta dialética de sentimentos somos chamados a viver. Mas o que é mesmo viver? Esta é a pergunta que vou tentar responder nesta postagem.
Sei que é uma pretensão tentar responder algo assim. Mas viver já é uma pretensão. E por aqui começo o meu conceito de viver. Viver é antes de tudo VONTADE, ASPIRAÇÃO.
Viver é vontade, logo perder a vontade, perder o desejo é deixar de viver. Aspirar, querer algo é fundamental para manter a chama da vida. Fico pensando em pessoas que perdem o desejo, vivem sem vontade de realizar coisas. Estas pessoas ficam à margem da vida.
Também viver é CORAGEM. Coragem é entusiasmo, força, ânimo. Daí quem vive é uma pessoa corajosa, que se entusiasma com o dia-a-dia, mesmo diante dos desafios, atropelos e armadilhas não desanima. É persistente, caminha para ultrapassar os obstáculos que aparecem.
Viver é perceber beleza, poesia, amor, alegria nas mínimas coisas. É saber transformar o feio no belo; a dissonância em métrica poética; o ódio em amor; a tristeza em alegria. Pois nem tudo é feio, dissonante, odioso ou triste. Viver é a capacidade de superar e transformar as coisas que nos acabrunham em combustível criativo.
É ... Viver é uma aventura muito interessante. Pena que existam pessoas que têm medo de aventuras, logo têm medo de viver. Preferem viver opressas, presas a velhos sentimentos, ou fugindo das coisas que se lançam à frente. Preferem conviver com o medo, com a não beleza, com a dissonância das frases soltas, ou até mesmo com o ódio, do que viver a aventura da vida. E então ter a pretensão de mudar o mundo, a coragem de fazer diferente, de ver a vida com outros olhos e senti-la com outros sentimentos.
A vida existe para ser vivida na mais completa plenitude, e não para ser escondida nas incertezas humanas.

@Zé Rominho

Nenhum comentário: