sábado, 26 de fevereiro de 2011

O ato de Envelhecer

Esta semana estive em um aniversário de 60 anos de um amigo/irmão. E a sua festa me fez pensar em algumas coisas sobre o ato de ficar mais velho ou simplesmente envelhecer. Então escrevi este texto que dedico a ele.
Eu gostaria de começar citando o grande Chico Buarque em uma das suas premiadas obras, Leite Derramado: "(...) com a idade a gente dá para repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida."
O mundo atual, feito para supervalorizar a juventude, diz que não podemos mais usar a expressão VELHO. Não é politicamente correto. São tratamentos de beleza, exercícios físicos e outras coisas mais para não envelhecer. Ser saudável é PARECER JOVEM. Como ser velho fosse sinônimo de ACABADO, DOENTE...
Fazer 60 anos com toda a tecnologia que permite se viver mais, ainda é um privilégio. Privilégio de alguém que viveu muitas histórias. Ter tido a oportunidade de viver muitas experiências e ter feito parte da história. Feito sua história e participado de outras histórias, de pessoas, de lugares, de mundos.
Penso que este é o sentimento que passa pela mente da personagem de Chico Buarque ao dizer: “certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida”. Somos seres de experiência. Ou melhor, vivemos experiências a todo instante, e viver é transformar estas experiências em sentimentos, conhecimentos, histórias.
Pois bem, é na Bíblia que aprendemos que experiências transformadas em sentimentos, conhecimento e história são a base para uma vida feliz e abençoada. Vejamos o que diz o salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmo 90,12).
Contar os dias é contabilizar experiências. Transformando-as em vida. O vigor da juventude não produzirá o frutos desejados caso sejam utilizados sem sabedoria. Envelhecer é saber viver com sabedoria estas experiências.
Jovens nos chamam de retrógrados, museu, dinossauro etc. Mas nós (aqui me enquadro), somos na verdade sábios. Para Platão, os sábios não estavam mais preocupados com a força, com os prazeres temporários, mas dedicados à vida. Não só a nossa, mas também do outro: filhos, netos, esposa, amigos... É isso que a sabedoria faz conosco: impulsiona-nos a cuidar do outro. Ter coração sábio é saber cuidar do outro. Saber contar os dias é transformar as experiências da vida em cuidado.
É Walderly, muitas coisas poderiam ser ditas, mas vou ficando por aqui. E desejo a você uma “velhice” maravilhosa. Sabendo que vão vir limitações, mas acima de tudo virão alegrias. Alegria de cuidar do outro, alegria de ser cuidado pelos outros, alegria de lembrar-se das coisas que fez e oportunidade de fazer coisas novas, mas também oportunidade de deixar de fazer coisas que não são tão legais assim.
Parabéns pela vida a você e a todos nós que envelhecemos.

@ZEROMINHO

Um comentário:

Anônimo disse...

olá professor sou aluna de serviço social da unit estou fazendo um levantamento sobre a o perfil do usuario da unit e recebi informações de que o senhor conseguiu fazer esta coleta. se possivel entre em contato comigo! meu nome é roberta silva email: robertasst2008@hotmail.com cel 98684359

obrigada! abraços