segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MENSAGEM A PRIMEIRA TURMA DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIT EM PROPRIÁ - SE

As minhas amigas e amigos, verdadeiros companheiras e companheiros da construção do conhecimento,

Sou eternamente grato a Deus pela oportunidade que ele me deu de conhecer, e mais ainda, de participar do percurso acadêmico de voces. Minha gratidão se dá pelo fato de ver como voces se descobriram como pessoas, como foram conquistando espaços, como foram assumindo o desenvolver da história de vocês.

Ao lembrar de uma noite ha quase quatro anos, que ao entrar na sala de aula e expor o conteúdo da nossa disciplina, vi rostos assustados, temerosos, com aquela pergunta no ar: "o que é que eu estou fazendo aqui?", pergunta presente em todos os olhares. Três anos depois, ao entrar na mesma turma, percebi outros olhares, outros questionamentos, outros sonhos. Se no início o sonho era o de concluir um curso universitário, hoje o sonho é o de construir um mundo mais justo socialmente. Se há três anos o questinamento era o que se fazia ali, hoje voces se perguntam: "como podemos transformar esta sociedade preconceituosa, injusta e violenta?"

O que mais me impressiona em voces é que nestes quase quatro anos não perderam a capacidade de sonhar. E o sonho é a força propulsora deste mundo. No dizer de Paulo Freire:

“... Há um tempo que se denomina tempo histórico; é precisamente a história que devemos criar com nossas mãos e que devemos fazer; é o tempo das transformações que devemos realizar; é o tempo do meu compromisso histórico. Por isso mesmo, somente os utópicos – quem foi Marx se não um utópico? Quem foi Guevara senão um utópico? – podem ser profetas e portadores de esperança.”


Voces são portadores de esperança. E isso eu pude perceber quando da última vez que pude partilhar com voces a sala de aula. Em cada um de voces: esperança. Como me alegrei quando vi e vivi isso com voces.

A conclusão da graduação em Serviço Social é apenas um passo na caminhada de cada um. Não desistam de continuar a sonhar. Não parem por aqui. Lembrem que cada um é responsável pela sua história e pela a história do outro. Isso significa que somos co-responsáveis na construção de uma sociedade.

A escolha do curso de Serviço Social foi a mais certa escolha que fizeram. Pois é no exercício da profissão que voces poderão exercer com mais firmeza a tão falada subjetividade, ou melhor a intersubjetividade. Mais uma vez recorro a Paulo Freire:

“O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem haver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem se adapta mas de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da História”.

No mais, PARABÉNS! Curtam este momento. Desabafem, chorem, sorriam, festejem. Mas lembrem que uma sociedade está aí esperando pelo exercício profissional de voces.

Que Deus os abençôe ricamente. E saibam que não esquecerei de voces que são minhas companheiras e companheiros de sonhos e lutas.

Prof. José Rômulo de Magalhães Filho
(Zé Rominho)

Nenhum comentário: