sexta-feira, 30 de junho de 2017

A maioridade de uma filha

Hoje uma criança deixa a menoridade para alcançar a tão sonhada por todos nós maioridade. Este é um desejo humano. Chegar o dia em que podemos fazer as coisas sem “dar satisfação”; sair e chegar a qualquer hora; viajar sem autorização; assistir o filme que desejar (na minha época então...). Ser maior de idade! Que Maravilha!

Mas para quem estar do outro lado, não é bem assim. Os pais ficam confusos. “Meu Bebê”; “minha criança”, “minha filhinha/meu filhinho”. Aumentam nossas preocupações. “Há um ano estavam aqui, na praia conosco, hoje podem ir viajar com amigas e amigos, e não sabemos o que fazem”. Controlávamos há três anos o que comiam: “você não pode isso, é alérgico”, “não coma isso faz mal”, “coma cenoura é bom para o cabelo...” Neste instante não sabemos onde estão, com quem, fazendo o quê. E o pior, comendo o quê.

Não é a primeira vez que passo isso. Com os dois primeiros tive a mesma sensação. Mas como sempre tinha um em casa, pensava: ainda tenho quem cuidar. Agora olho para o quarto e vejo que o bebê cresceu.

Sentimento de alegria, pois se percebe que uma etapa foi concluída: conseguimos, com toda a dificuldade, entregamos hoje a sociedade um adulto; com base sólida para ser agente de mudança, sujeito capaz de lutar por direitos sociais e também individuais. Alguém que vai contribuir para um mundo melhor. Feliz, porque demos a este Bebê, que hoje se torna adulto, formação bíblica, que permite perceber que o Deus Soberano é Deus de graça e amor, e que nunca o vai abandonar.

Mas também um sentimento de medo. Com tudo que demos, será que ao virar da esquina algo pode acontecer. Se nossas mudanças, nossas incertezas, dúvidas, questionamentos deixaram marcas não tão boas assim. Será que nas praias, noites, universidades à fora, nossa criança vai lembrar-se das orientações que demos. Lembrar-se-á do que ensinamos?

Gente, que sentimento é esse? Certeza e incerteza, segurança e medo, alegria e tristeza.

A verdade é que nossa filha faz hoje 18 anos. Linda, inteligente, dengosa, charmosa, consciente de seu papel no mundo. Indecisa, sim, todos são. Com seus medos, como somos; questionadora, como aprendeu a ser; amiga, como foi tratada.

Seu nome foi pensado. Nome de personagem bíblico, de extrema importância na vida da igreja que se iniciava na Europa. Mulher que acolhe pessoas, que questiona, é trabalhadora, mas também que é imigrante; era da Ásia, e havia se estabelecido em Filipos para trabalhar. Mulher que conhece sua origem, e não desampara os que vêm de fora: Lídia. Este nome foi pensado, porque assim nós queríamos que nossa filha chegasse: cheia de possibilidades, com um papel importante na história de pessoas. Nome que caiu feito uma luva nesta menina que hoje é adulta, mulher.

Nosso desejo neste dia, é que a maioridade seja mais que um ato jurídico. Seja de fato uma condição. Condição de saber tomar as decisões usando sua capacidade de ser humana. Ser de Razão, ser pensante. Saber ponderar, baseado nos conhecimento previamente adquiridos. Nas experiências vividas e observadas, para que assim, possa não se deixar levar por ideias, sentimentos, conceitos que podem gerar confusão, desrespeito, indignação, frustração, dor, perdas irreparáveis.

Maioridade é condição. Condição de ser pensante. Para isso Deus nos criou. Para pensar, para sermos criativos, e cuidadores. Cuidarmos uns dos outros, de nós mesmos, da natureza. Sermos maiores significa, agirmos como seres humanos. Penso que estas coisas nós ensinamos a nosso Bebê.

Siga filha, siga com sonhos, projetos, desejos. Amamos-te. Sabemos que o quê você aprendeu e tem aprendido pode não ser o suficiente para todas as decisões que tem de tomar. Mas temos certeza que é um ponto de partida.

No dia que soubemos de sua existência, oramos e pedimos bênçãos sobre sua vida, no dia de seu nascimento, agradecemos pela vida e pedimos a Deus cuidado sobre você e sabedoria para ajudarmos no seu desenvolvimento como pessoa. No seu batismo, nos comprometemos a ensinar as Sagradas Letras, a orar com você e por você. Continuamos sempre com este compromisso.

Não estaremos toda a vida com você, mas o Pai Celeste sim. Ele jamais te deixará.

Parabéns pela vida, pela maioridade. Obrigado por nos fazer pais felizes.

Beijos,

 

Seus Pais

Jailza (Tula) e Rômulo (Zé Rominho)

Nenhum comentário: