domingo, 14 de agosto de 2016

PAI E ESPOSO

Hoje celebramos o dia dos pais. Sei que uma reflexão hoje deveria focar a importância do ser Pai, salientar suas qualidades e valores, mas vou me dar a liberdade de refletir sobre duas condições que vivo: a de Pai e a de Esposo. 

São temas instigantes. Pensar em ser esposo e em ser Pai. Antes de mais nada é preciso que se diga que são duas coisas diferentes, com funções diferentes. Uma coisa independe da outra. Andam juntas muitas vezes, mas nem sempre. Há esposos que não são pais, e pais que não são esposos. Logo, na realidade posta pela sociedade em que cada um está inserido, estas duas funções são independentes, e têm focos diferenciados.

Com esta questão posta, tal como os gregos faziam, é necessário conceituar, definir estes dois termos. Então, seguindo este princípio, vejamos:

I ESPOSO

Esposo é antes de qualquer coisa ser PESSOA. Ser humano. Alguém com desejos, vontades, sentimentos. Que também se angustia, que também tem momentos de fraqueza. E isso é afirmado aqui para desmistificar a ideia que SER ESPOSO é ser o maioral, o maior, o que nunca erra, logo, não pode ser questionado, ou desobedecido.

Ser esposo é ser servo. É está sempre pronto para cuidar, para dedicar-se, para se DAR ao outro. E isso é dito para que se elimine qualquer ideia de que ser esposo é ser servido, ser cuidado, ser atendido em suas decisões e determinações.

Ser esposo é ser igual a sua parceira. É ser um a só carne com ela. É amá-la como ao seu próprio corpo. E não agir como se a mulher não fosse uma parceira, fosse uma serva. Isso é dito para que se elimine a ideia de que a mulher, a qual se escolheu para esposa é diferente do marido, de uma outra essência.

II PAI

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Pai também é uma PESSOA. Não é um super-homem, mesmo que as imagens do dia o tragam como tal. Sofremos, temos dores, decepções, fraquejamos. Vejamos o conceito de Pai usando o texto sagrado de Gênesis 22: 1-14.

Lembram da propaganda do gelol: tem que participar?

Quando olho para a Bíblia vejo algumas coisas que realmente me chamam atenção. Entre elas como era a relação de pais e filhos. Os filhos de Jó eram diferentes de seu pai, e era ele quem intercedia por eles. Também os filhos de Eli. Já Salomão andou nos caminhos de Davi seu Pai. José o filho de Jacó, não esqueceu de quando estava como Governador do Egito de dar o de melhor para o seu Pai. Mas teve filhos que não andaram no exemplo dos pais, e teve pais que não foram nem de longe exemplo para seus filhos. Como a Bíblia me encanta!

São muitos exemplos de relacionamento. Vamos olhar para um destes exemplos:  ABRAÃO E ISAAC.

Lembremos um pouco da História: filho da velhice, prometido, promessa de herança, benção  prosperidade – uma grande nação. Aí DEUS PEDE SEU FILHO EM SACRIFÍCIO.

Vamos perceber como se deu este desenrolar da história e o que Deus tem a nos ensinar:
A saída para o sacrifício mostra que eles já eram acostumados a saírem para sacrificarem juntos: COMPANHEIRISMO.

O que nos revela este texto é que Abraão, mesmo na sua velhice, ENSINOU O CAMINHO A SEU FILHO ISAAC. Sair para sacrificar significava: Estar junto, Passear junto, Partilhar a fé.
Isaac sentiu falta do cordeiro: ONDE ESTÁ? – isto implica em: DIÁLOGO. O andar junto abriu a possibilidade do compartilhar, do questionar, do dizer o que pensa.

Abraão responde – DEUS PROVERÁ – Isaac, ouve e CONFIA.

Uma relação de companheirismo e diálogo leva a confiança. Dizer a verdade.
ASSIM SER PAI É: SER COMPANHEIRO, DIALOGAR (ESTÁ PRONTO PARA FALAR E OUVIR), É ENSINAR UM CAMINHO, É SER CONFIÁVEL.

Bem gente, depois de conceituar estes termos, e mostrar que Pai e Esposo são funções diferentes, isso não quer dizer que sejam funções opostas, ou não concomitantes. São funções que têm “público alvo” diferenciado, mas que buscam a mesma coisa: SERVIR AO OUTRO.

Neste dia dos Pais, possamos repensar nossa condição, e como servos de Cristo possamos SERVIR nossos filhos e esposas. Como: CUIDANDO DELES, mas também se deixando ser cuidado por eles; OS AMANDO; ESTANDO AO LADO; SENDO PARCEIROS.

A todos nós, aos pais e aos esposos, aprendamos com Jesus a cuidar, amar e servir.

Que Deus nos abençoe!

Zé Rominho.
14/08/2016