terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Coisas Novas

Coisas Novas

O que é a fé? Esta é uma pergunta que ouvimos bastante. A resposta clássica é aquela que o escritor aos hebreus deu no capítulo 11: “É a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que se não vêm”. Ótimo! Uma definição bíblica. Mas o que isso realmente significa?

Gente, já passei por muitas coisas nesta minha existência. Já vi muitas coisas. Mas faltava algo mais concreto, mais real. Como ministro da Palavra e dos Sacramentos ensinei muitas coisas nas muitas comunidades em que ministrei. Mas jamais havia experimentado de forma tão real o CUIDADO DE DEUS. E por aí que quero começar a conceituar a FÉ.

Fé a certeza do cuidado de Deus. É a certeza de que Deus vai agir no tempo certo (que é o tempo dele). Sabe aquele gol do capitão Carlos Alberto na final da Copa de 70, onde Pelé ao receber a bola só faz virar e toca para o capitão vir de trás e marcar o gol (essa foi para quem teve o privilégio de assistir a copa como eu tive). Pelé sabia que o Capitão etária ali, sabia que ele iria agir, no tempo certo. Assim é a fé que Deus nos dá. Ele nos dá a certeza de seu cuidado no tempo certo.
E cuidado é zelo, é atenção, é proteção, é carinho.
O exercício da fé é que não é fácil. Até porque vivemos em um mundo de trocas, de comércio, onde ninguém faz nada sem um retorno. E no mundo que vivemos o tempo é cruel, é devorador. Não dá para esperar. No exercício da fé o elemento tempo não pode ter como referência o humano. No exercício da fé não pode existir a troca, o comercio, o tome - lá dê cá. No exercício da fé o que conta é a relação de dependência do ser humano em relação a Deus.

Sim, dependência. Pois Deus com seu poder cuida de toda a sua criação, mas cuida de forma especial daqueles que dependem dele. Lembram do Sermão do Monte? Dos “lírios do campo”? E fé é deixar Deus cuidar de nós.

Pois bem irmãos. Neste tempo chamado hoje (o único real segundo Santo Agostinho), tenho realmente experimentado este cuidado. Tenho visto realmente como Deus conforta, alimenta, zela, protege aqueles que deixam ELE CUIDAR. Isso é fé.

O que é mais interessante nisso tudo, é que esta fé, este deixar Deus cuidar, não é um ato humano. É ação do próprio Deus. “A fé é dom de Deus”. Parece brincadeira, mas é muito sério.

Abraços do seu amigo/irmão ZÉ ROMINHO

Nenhum comentário: