segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PRIORIDADES NA VIDA

É muito interessante como somos desafiados pela Vida. E coloco a Vida aqui com letra miúscula, pois estou me referindo a Vida como um processo existencial (bem filosófico isso!). Pois é, a Vida nos desafia. Nos desafia a tomar decisões.

É aí que somos pegos de surpresa. Ou melhor, somos chamados a estabelecer as prioridades para que a própria Vida não venha nos cobrar a conta mais tarde. Mas é justamente no estabelecer prioridades que a situação fica mais complicada. PRIORIDADE PARA QUEM? Eis uma pergunta que se faz necessário fazer.

Se estabelecemos a prioridade pensando em nós mesmos, podemos ser chamados e acusados de egoístas. Se pensamos na família, somos classificados de "fracos". Se colocamos as relações econômicas (e aqui entra o trabalho), somos taxados de interesseiros. Puxa! A quem ou o que priorizar?

Sinceramente, nunca fui muito bom de decisões. Sempre procurei fugir delas. Talvez uma tendencia depressiva (Freud deve explicar melhor). Por isso sempre precisei de ajuda na hora de priorizar para decidir. No início foi minha mãe e minha avó. Como me ajudaram a tomar decisões. Agradeço pela vida das duas. Mas depois, me vendo sozinho, o que e como fazer?

Encontrei e encontro hoje na pessoa do Senhor Eterno aquele que me auxilia na hora de priorizar, logo de tomar decisões. Assim, a melhor e maior das prioridades chama-se DEUS. Daí, as decisões passam a ser tomadas tendo Deus como prioridade.

Desta forma, a Vida, ao cobrar amanhã alguma coisa, vai cobrar de Deus (é mesmo o DEUS LHE PAGUE). Aparentemente é uma fuga. Mas afirmo para voces que não. Priorizar Deus é uma experiência verdadeira. E que alegra profundamente o coração daqueles que procuram conhece-lo e viver ao seu lado.

Estes dias precisei tomar algumas decisões, e priorizar algumas coisas. A quem recorri: DEUS. Quem priorizei: DEUS.

No meu caso (aqui vai um testemunho muito pessoal), permanecer em Aracaju, em um emprego que já não me alegrava, ou seguir caminho mesmo sem emprego para continuar meus estudos. Era uma decisão difícil. Me perguntei várias vezes nestes 5 anos de Aracaju, o porque da nossa vinda (minha e de minha família). Deus respondeu: Cuidar do povo dEle que se chama hoje de 6a. IPI. Passou.

E agora? Por que permitir ser aprovado no doutorado na UFRN? Não sei. Sei apenas que como há 5 anos não consegui emprego em Salvador e o Senhor Eterno me trouxe para Aracaju. Hoje, priorizando Ele, deixo Aracaju e sigo para cursar o doutorado.

As coisas estão encaminhando. Continuo sem emprego, mas crendo que ao priorizar a Ele, "algo bom vai acontecer" como diz uma canção.

Não sei você, mas tenho aprendido muito com Deus.

Abraços

Zé Rominho

Nenhum comentário: